A obesidade pode ser considerada como o acúmulo excessivo de peso pelo resultado de uma ingestão, maior do que o gasto de calorias. Para que isso aconteça seu VET (valor energético total) precisa ser maior do que o seu GET (gasto energético total). As calorias ingeridas pelos indivíduos podem possuir três destinos no corpo: serem armazenadas no tecido adiposo, queimadas na forma de exercícios ou desviadas para a produção de calor.
Para se obter um diagnóstico de obesidade, o método mais comum é a medição do Índice de Massa Corporal (IMC). Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a pessoa é considerado com sobrepeso quando possui o IMC maior ou igual a 25 e obesa se possui o IMC maior ou igual a 30. Para crianças e adolescente o método do IMC é analisado levando em conta a idade, devido a grandes mudanças corporais que ocorrem neste período de vida.
Média de IMC de homens acima de 20 anos (quanto mais escura a área do gráfico, maior o IMC) |
O desenvolvimento da obesidade pode ocorrer devido a fatores genéticos, metabólicos, ambientais ou a combinação dos três. A definição de obesidade segundo a OMS é a seguinte: “Sobrepeso e obesidade é definido como excessivo acúmulo de gordura que pode prejudicar a saúde”. As doenças que a obesidade traz são inúmeras, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer.
Dados da OMS mostram que a obesidade é a quinta maior causa de morte no mundo e que 1,5 bilhão de pessoas acima de 20 anos são obesas. Os dados aumentam todos os anos, por isso é necessário que as pessoas conheçam a obesidade para evitá-la.
Referências bibliográficas:
- - WHO – Obesity and Overweight. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs311/en/> Acesso em: 29 de set. de 2011
- - TIRAPEGUI, J. Nutrição, Fundamentos e Aspectos Atuais 2 ed. . São Paulo: Editora Atheneu 2006. p 299-306
- - NELSON, D. e COX, M. Princípios de Bioquímica de Lehninger 5 ed. . Porto Alegre: Artmed 2011. p. 930 e 938
POSTADO POR: ISABELLE ROMERO NOVELLI