sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DEPOSIÇÃO DE LIPÍDIOS NAS CÉLULAS ADIPOSAS

Os triglicerídeos (ésteres de ácidos graxos e glicerol) sintetizados no intestino e no fígado são a forma de armazenamento de lipídios nas células adiposas.





Através da alimentação, os triglicerídeos são hidrolisados por sais biliares e pela enzima lipase para formar ácidos graxos livres e 2-monoglicerídios (encontrados na biossíntese dos lipídeos contendo glicerol), que, através da difusão estes ácidos graxos irão para o retículo endoplasmático das células da mucosa que logo serão reesterificados a triglicerídeo. Ocorrendo a reesterificação os triglicerídeos são ligados a apoproteínas e outros lipídios formando macromoléculas – quilomícrons.

Quilomícrons são constituídos de proteínas, fosfolipídios, colesterol e triglicerídeos. Sua origem advém de células epiteliais do intestino delgado. Ao deixarem a célula epitelial por pinocitose, os quilomícrons entram nos capilares linfáticos do intestino, logo depois serão levados para a corrente linfática onde atingem o sangue que termina distribuindo por todos os tecidos do corpo.


                                           
Esquema de deposição de lipídios: os quilomícrons entram nos capilares do intestino e logo após são levados pela corrente linfática chegando até o sangue que distribui por todo o organismo.


A lipase lipoproteica (de baixa densidade) é uma enzima produzida nos adipócitos que ajuda na realização da hidrólise (ocorrida nos capilares sanguíneos) das lipoproteínas (VLDL) e dos quilomícrons, liberando ácidos graxos e glicerol. Os ácidos graxos no tecido adiposo serão reesterificados em triacilglicerol para armazenamento e nos músculos para fonte de energia.



Referências bibliográficas:


- JUNQUEIRA, L.C, CARNEIRO. Histologia Básica – texto/atlas. 11 ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2008.

- Estrutura dos triglicerídeos, ácidos graxos e glicerol. <http://fisiologia.med.up.pt/Textos_Apoio/endocrino/TecAdiposo%20final.pdf>
- Tecido adiposo. <
http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2006-19/3/251-256.pdf>

- Tecido adiposo. <
http://www.labclinisul.com.br/artigos/Bioq.Clinica%20-%20Lipidios,%20Lipoproteinas.pdf>




POSTADO POR: REBECCA CASTELO BRANCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário