sábado, 19 de novembro de 2011

A GENÉTICA RELACIONADA À OBESIDADE!


A relação entre a energia consumida e o gasto de energia total (GET) de acordo com algumas pesquisas, pode estar 40% relacionadas pelos aspectos da herança genética.
Os mecanismos de base genética transmissível, ou seja, o que a genética pode mudar no comportamento dos humanos em relação a regulação do peso, pode ser resumida em três características:
- controle de péptidos e monoaminas que regula o apetite;
- variação do gasto energético total,GET.
- regulação da relação de alimentos ingeridos e metabolizados para a supressão energética do organismo.
Fatores genéticos, como deficiência de um ou mais genes podem estar relacionados com a obesidade, com os escritos abaixo.
Fatores Genéticos Polimorfismos ou mutações em:
Receptor beta adrenérgico
Leptina
Receptor Ob
Fator de necrose tumoral (TNF)
Pró-ópio melanocortina (POMC)
Receptor da melanocortina 4 (MC4R)
Neuropeptídeo Y (NPY)
Outros resultados da pesquisas são a relação entre o índice de massa gorda com o parentesco. Irmãos têm maior tendência de ter IMC semelhantes, essa porcentagem aumenta quando se fala de gêmeos. Além disso, filhos de pais obesos têm entre 50% a 80% de chance de  tornar-se sobrepeso. Pesquisas com crianças adotadas mostraram que o peso delas era mais parecido com os dos pais biológicos, mesmo não tendo relações sociais com eles. Esses resultados foram essenciais para comprovar a relação genética com a obesidade.

As pesquisas de transmissão mendeliana indicam que a obesidade pode ser caracterizada por ser uma doença autossômica dominante, recessiva ou ligada ao cromossomo X.
No entanto, por mais que a genética possa influenciar não devemos culpá-la como único fator, pois os hábitos alimentares contam em grande parte para determinar se o indivíduo terá problemas de obesidade e outras doenças relacionadas a uma má qualidade de vida.
Referencias bibliográficas: 
disponível em: http://www.sbp.com.br/img/documentos/doc_obesidade.pdf  acesso em: 17/11/2011
disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732004000300006&script=sci_arttext acesso em: 19/11/2011


                                POSTADO POR : ISABEL BARCELOS FERREIRA  

Um comentário: