quarta-feira, 9 de novembro de 2011

INTERFERÊNCIAS NO METABOLISMO


     A epidemia de obesidade que está ocorrendo ao longo das últimas décadas não pode ser explicada apenas por alterações em fatores genéticos, que estão estáveis em uma escala de tempo tão curta. É evidente que fatores ambientais, como a fácil disponibilidade de alimentos palatáveis e ricos em energia, desempenham um papel no aumento da prevalência de obesidade.Os comportamentos alimentares tais como lanches, tamanho das porções, variedade de alimentos consumidos influenciam a tendência a obesidade .
     Como obesos em geral pouco se dispõe a mudanças na alimentação e no estilo de vida, os profissionais tem utilizado fármacos com a intenção de afetar e influenciar o metabolismo em geral dos obesos.
     Mas o tratamento farmacológico está indicado apenas para indivíduos com IMC acima de 30, e, portanto com risco clínico de obesidade. Dentre tantos fármacos há os que agem tanto  no SNC(sistema nervoso central) quanto no trato gastrointestinal
     A fim de enfatizar a interferência de fármacos no metabolismo de lipídeos hoje enfatizaremos o inibidor da lipase pancreática, uma enzima que já foi citada nos posts passados...
     RECORDANDO... A lípase pancreática tem como objetivo degradar os triacilglicerois, para que assim possam ser absorvidos pelo organismo.
     O xenical ou orlistat age como inibidor da lípase pancreática, o que reduz a degradação dos lipídeos no intestino, permitindo a excreção de certa porção da gordura ingerida.
    " Ao contrário de outros remédios para emagrecer, a maioria derivada da anfetamina, o Xenical não atua no sistema nervoso central, e sim no intestino. Ou seja, o remédio não interfere nos centros da fome, mas na absorção da gordura no intestino delgado. Assim, o paciente não perde a fome, não cria dependência ao medicamento e deixa de absorver 30% do total de gordura ingerida. E nesse processo são eliminados também algumas calorias e colesterol, cujos excessos são um fator de risco para as doenças do coração

     Um dos efeitos colaterais do xernical é a diarréia, já que a gordura passa pelo intestino sem ser digerida. Alguns especialistas acreditam que esse processo possa ser prejudicial à saúde. "O medicamento não deve ser receitado à toa. A gordura é uma das principais causas do câncer de cólon (intestino grosso). E pelo fato de estar deixando de absorver parte da gordura ingerida é como se o paciente sofresse de má digestão, o que pode contribuir ainda mais para esse quadro", explica o clínico-geral Aparecido Zatari Haddad, de São Paulo. Outro efeito colateral é a queda nos níveis de vitaminas A, D, E e K, pois precisam de gordura para serem absorvidas.
     O xenical é muito utilizado no tratamento de alguns obesos, pois existem hábitos que devem ser observados antes da prescrição do fármaco.Em primeiro lugar, ele é indicado principalmente para pacientes obesos. O que significa ter a massa corpórea (IMC) superior a 30. Para pacientes com excesso de peso (IMC em torno de 25) o tratamento é desaconselhável. "Nesses casos o ideal é a uma dieta levemente balanceada e pobre em calorias, pois não existe a necessidade de expor o paciente ao uso de remédios" explica Antônio Roberto Chacra, endocrinologista titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
     Além disso, os fanáticos por doces e massas não levam muita vantagem, pois o Xenical age bloqueando a absorção de 30% das gorduras ingeridas, por meio da inibição da enzima lipase, responsável pela digestão das gorduras. Assim, pacientes que costumam ingerir compotas e geléias (doces com pouca gordura) ou mesmo pães e massas não sentirão grandes efeitos. "Se o paciente deixar de absorver gorduras, mas continuar comendo carboidratos e açúcares é claro que o efeito do remédio não será satisfatório", explica Walmir Coutinho, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos da Obesidade (Abeso).".(trecho retirado da reportagem  da revista isto é)
     Esse é um dentre vários remédios que precisam ter acompanhamento médico para que sejam prescritos a obesos, pois influenciam diretamente no metabolismo do indivíduo.
Beijos e até a próxima!
Postado por DANIELLE TEIXEIRA DA SILVA.
Referências bibliográficas:
Bioquímica Ilustrada.Champe,Pamela C., Harvey, Richard A..Ferrier, Denise R. 3. ed. Porto Alegre:Artmed,2006.Pág. 179 a 195.
Farmacologia. Rang, H.P., Dale, M.M., Ritter,J. M.4 ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan. pág.336.
Xenical. Disponível em < http://www.istoe.com.br/reportagens/29944_A+FEBRE+DO+XENICAL> Acesso em: 17 de outubro de 2011.>
Imagens.Disponível em< WWW.google.com.br> Acesso em :9 de novembro de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário