segunda-feira, 14 de novembro de 2011

GLP-1 (GLUCAGON-LIKE PEPTIDE 1)

   
   

O glucagon-like peptide 1 (GLP-1) é um hormônio produzido no ílio, porção final do intestino delgado, pela célula L. Ele é secretado quando o alimento chega nessa parte do intestino.






   Sua ação acontece nas células beta do pâncreas, que secretam a insulina. A principal função do GLP-1 é estimular a secreção da insulina. O GLP-1 se liga com um dos seus receptores na célula beta e o ativa, fazendo com que a concentração do cAMP e a PKA aumentem. O aumento de glicose dentro das células beta leva a um aumento na produção de ATP que faz os canais de potássio fecharem. O fechamento desse canal acarreta em uma  despolarização da membrana que abre os canais de cálcio, onde as vesículas de insulina irão ser secretadas.

   
   Por estimular a produção de insulina o GLP-1 diminui a concentração de glicose no sangue e aumenta a produção de insulina. Estudos mostraram que depois de uma ingestão rica em gordura e carboidrato os níveis de GLP-1 no sangue aumentam, e em obesos o aumento observado foi ainda maior. Por aumentar a quantidade de insulina no sangue, doses sintéticas desse hormônio são usadas para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2.

   

  
 Já foi comprovado por cientistas que estudam o GLP-1 que ele afeta regiões no hipotálamo que controlam a saciedade em nosso organismo. Descobrindo isso, o remédio Liraglutina, conhecido também como Victoza, foi criado. Esse remédio é uma alta dose sintética de GLP-1, usado em tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. Porém por ter esse efeito na saciedade também há estudos que estão pesquisando como essa droga reage em pacientes obesos, para o tratamento da obesidade. Você pode saber mais sobre esse remédio nesse   post. 

Referência Bibliográficas: 
Attenuated GLP-1 secretioninobesity:causeor consequence? Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1383202/pdf/gut00507-0138.pdf> Acesso em: 13 de nov. de 2011
- Glucagon-Like Peptide 1 Disponível em: <http://medicina.iztacala.unam.mx/medicina/GLP1-DM2.pdf> Acesso em: 13 de nov. de 2011

POSTADO POR: ISABELLE ROMERO NOVELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário