domingo, 27 de novembro de 2011

LIPOGÊNESE

  

Olá pessoal, hoje vou falar para vocês o grande motivo pelo qual a maioria dos obesos é obesa!
    Bem, sabemos que os obesos tendem a se alimentar de maneira excessiva em relação aos doces, massas, frituras, refrigerantes... Enfim esse arsenal de armadilhas que nos rodeiam.
    É natural pensar que as pessoas gordas ou as que tendem a engordar são apenas aquelas que ingerem muita fritura, fast food...
    Sim, realmente se você ingerir um excesso de lipídeos na sua dieta e não praticar atividade física, você pode engodar, MAAAS pessoas “viciadas” em massa, doces, pratos lindos ricos em carboidrato e que também não praticam atividade física, correm o mesmo risco.
    É obvio que o excesso de qualquer coisa vai resultar em depósito de gordura... Mas o processo de deposição de gordura proveniente de carboidratos e gordura é diferente.
   Quando há um excesso de lipídeos na dieta, este é praticamente transferido para o organismo, que caso não tenha necessidade de produção de energia, será depositado na forma de triacilglicerol no tecido adiposo.
    Quando há um excesso de carboidrato na dieta, esse excesso produzirá mais piruvato, que consequentemente produzirá mais oxaloacetato e acetil-CoA, na mitocôndria, esse produtos ao reagirem resultam no citrato.
    O citrato por sua vez ao ser transferido para o citoplasma da célula sofre ação da citrato liase e libera oxaloacetato e acetil-CoA, agora cada um segue um caminho, o oxaloacetato posteriormente dá origem ao malato que é da origem a NADPH e PIRUVATO (que vai alimentar esse ciclo), o acetil-CoA vai sofrer ação da acetil-CoA carboxilase e produzirá malonil-CoA, este é precursor do ácido-palmítico que é precursor de cadeias insaturadas de carbono que dão origem a ácidos graxos. Os ácidos graxos então seguem seu rumo, sendo transportados para o tecido adiposo e sendo armazenados na forma de triacilglicerol.
    Esse processo é chamado de lipogênese, então podemos dizer que neste caso a síntese de gordura é realizada a partir de compostos não lipídicos.
    É importante destacar que a acetil-CoA carboxilase é estimulada pelo citrato e insulina. A insulina no momento em que ativa a síntese de ácidos graxos ela inibe a lípase de triacilglicerol hormônio sensível  que é a principal enzima da lipólise , a via antagônica a lipogênese.
     Bem esse é o meu recado... Então até a próxima!


 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Bioquímica Básica. Marzzoco,Anita;B. Torres, Bayardo.3 ed. Ed:Guanabara Koogan. Pág. 191 a 200.


POSTADO POR DANIELLE TEIXEIRA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário